segunda-feira, 15 de agosto de 2016


Poupar dinheiro, e o ambiente



A bicicleta como modo de transporte tem varias vantagens. Imaginem, que ao trocarem o carro pela conjugação de modos de transporte, podem poupar muito dinheiro. É este o assunto que vos trago hoje. No meu caso, troquei o carro e três horas de fila, pelo comboio e 25 minutos de ciclismo, até ao trabalho. Ora se pensar-mos que enquanto estamos a conduzir, ou parados em filas, nada podemos fazer se não conduzir. Quando passamos a utilizar transportes colectivos, e bicicleta, o caso muda de figura. No meu trajecto diário para o trabalho, passei a poder trabalhar enquanto me desloco, ou então aproveitar para ler aquele livro que nunca temos tempo para ler. A verdade é que ao adoptarmos a bicicleta e modos de transporte colectivo para as nossas deslocações, ao contrario do que a maioria da população pensa, ganhamos tempo efectivo. Antes de me aperceber desta realidade, nunca tinha uma hora certa para chegar ao trabalho. Hoje chego sempre à mesma hora ao escritório. 
Se pensarmos apenas em combustível, e portagens, posso dizer que passei a poupar 200 euros. Se quisermos contabilizar todos os gastos que temos com o carro, mudança de pneus, revisões, desgaste do veiculo. Irão se aperceber que na realidade não vão poupar 100 ou 200 euros mas sim, 300 ou 400 euros. Com esta nova consciência, poupamos a nossa carteira e o ambiente. Pois serão menos carros nas estradas a poluir o nosso mundo.
Quantos de nós trabalha a menos de 10 quilómetros do trabalho e utiliza o carro? Quantos de nós tem uma paragem de um transporte colectivo ao lado do trabalho, e no entanto prefere ficar no transito horas, apenas para ir mostrar que tem carro? A verdade é que muitas das nossas atitudes estão ligadas às aparências. O  carro não foge à regra. Sejamos sinceros, ainda existe um estigma sobre quem utiliza o transporte publico. No entanto, este realidade será brevemente abordada noutro tópico. 








1 comentário: